• Instruções Para Instalação do Fogão

Para um perfeito funcionamento do seu fogão à lenha, a chaminé deve ser instalada o mais próximo possível do fogão. Os tubos devem ser fixados sem folga para evitar a entrada de ar falso. A altura da chaminé deve ficar acima da cumeeira mais próxima; do contrário, sofrerá consequências dos rebojos do vento.
Instalação Mal Feita
Instalação Bem Feita
Chaminé sem altura, diâmetro inadequado e sem chapéu, ocasionando má tiragem. Isto deve ser evitado.
Chaminé com altura superior à cumeeira da casa, com chapéu e diâmetro igual da saída do chaminé, obtendo-se assim uma boa tiragem e um funcionamento perfeito.
Importante
Não feche o topo do chaminé com enfeites de alvenaria ou lajes, empregue chapéu simples ou automático.
Quando a ligação for feita pelas costas por meio de um cano reto, observe também na figura abaixo, que o cano não deve penetrar no interior da chaminé, para não prejudicar a tiragem.

Observe na figura abaixo como evitar a entrada de ar falso:
Instalação Mal Feita
Instalação Bem Feita
Chaminé sem altura, diâmetro inadequado e sem chapéu, ocasionando
má tiragem. Isto deve ser evitado.
Cano bem ligado à saída do fogão e embutido corretamente na chaminé, pequeno aclive ascendente é indispensável. Para uma boa tiragem deve ser sempre retocada a chaminé com argamassa onde penetra o cano para impedir entrada de ar falso. A PARTE INTERNA das chaminés de alvenaria não deve ser inferior às dimensões de 15x15 centímetros. Nos casos em que a base da chaminé for muito abaixo do cano de ligação do fogão a seção livre deverá ser enchida com areia até uma altura de 15 centímetros (aproximadamente) abaixo dessa ligação, a fim de evitar a formação de ar falso (conforme figura 1 acima).

A distância entre o fogão e a curva não deve ser superior a 50 cm. Caso seja necessário uma distância maior, esta deve ser compensada com um aumento na altura do chaminé.

• Instruções para Utilização do Fogão

Importante: Nunca utilize produtos inflamáveis para acender o fogo (ex.: cera, óleo diesel, gasolina, álcool líquido, etc.), este procedimento é perigoso e não recomendado. Para sua segurança utilize pequenos gravetos (pedaços de lenha) e papel seco para acender o fogo, se preferir adquira em supermercados acendedores próprios para este fim.

Cuidado: Quando o fogão estiver em uso (ou até 4 horas depois) utilizar protetores térmicos para manuseá-lo. Para acender o fogo, puxe para fora o botão do registro de ar (botão situado na parte superior do produto ao lado do forno). Este botão aciona o registro da chaminé e dá livre passagem às chamas.

Depois de aceso o fogo, pode ser fechado o registro (empurrar o botão). Nesta posição as chamas contornam o forno antes de atingirem a chaminé, aquecendo-o, dessa forma podendo ser utilizado para assar carnes, massas, etc.

O funcionamento do forno sofre um processo diferente, não é por aquecimento direto e sim por indução. Para obter o aquecimento do forno, deveremos fechar completamente o respiro/afogador, isso faz com que o calor circule no interior do fogão.

Dica: Para apressar o seu assado coloque brasa dentro do forno e experimente um sabor especial no seu assado. Mantenha a porta da fornalha sempre fechada e o cinzeiro em seu lugar. Regule uma maior ou menor intensidade de fogo, abrindo mais ou menos a porta do ar logo acima do cinzeiro, ou no caso do fogão Nº 1 a regulagem se faz no próprio cinzeiro. Com o aquecimento da chapa (ferro fundido) o mesmo entrará em um processo de dilatação, ocorrendo a abertura da fenda.
(Obs.: Figura abaixo)
.
Se depois de instalado o fogão fizer fumaça, as causas são exteriores e devidas exclusivamente à má tiragem.
As mais freqüentes são:


• Chaminé de pouca altura e de pequena seção;
• Topo da chaminé fica em altura inferior ao topo do telhado ou árvores próximas;
• Diâmetro inadequado, cano com medida maior ocasionando entrada de ar falso;
• Chaminé obstruída ou suja;
• Chapéu automático emperrado, não se movendo na direção do vento;
• Entrada de ar falso na chaminé por estar mal fechada ou aberta a portinhola de limpeza da chaminé;
• Enfeite ou laje arrematando o topo do chaminé dificultando ou restringindo a saída da fumaça;
• Ar frio acumulado na chaminé. Acender uma folha de jornal na portinhola de limpeza da chaminé, com registro aberto, até provocar a tiragem e depois fechar.

Para certificar-se que o fogão está em perfeitas condições de funcionamento, retire-o para o ar livre, coloque 3 metros de cano de chaminé e acenda-o. Verá que não faz fumaça e que aquecerá uniformemente.

• Quanto à Limpeza

O fogão à lenha requer, para seu pleno funcionamento, freqüentes limpezas em sua parte interna e na chaminé, num intervalo máximo de 30 dias de uso. Mantenha a parte interna do fogão limpa. Com a raspadeira afaste as cinzas sobre o forno e canais de fumaça. Para esta operação, retire as argolas e os tampões da chapa afim de remover os resíduos. A chapa do fogão Petrycoski é de ferro fundido polido. Quando novo, a chapa possui uma camada protetora de verniz que queima quando ascende-se o fogo pela primeira vez. O ferro fundido é um material que está sujeito à corrosão, portanto a chapa deve ser mantida polida com sapólio ou uma lixa fina. Quando o fogão não estiver em uso deve ser protegida com fina camada de óleo de cozinha.

• Termo de Garantia - 3 Meses de Garantia

Certificamos que este produto, Fogão A Lenha Petrycoski, possui garantia de três (3) meses.

Garantia Contratual

A INDÚSTRIA DE FOGÕES PETRYCOSKI LTDA., garante aos seus consumidores, sob melhor forma e direito, estar entregando um produto para uso doméstico em perfeitas condições de uso e adequado aos fins a que se destina. Todo e qualquer defeito de fabricação poderá ser reclamado dentro do prazo de noventa (90) dias da data de entrega da mercadoria, nos termos da Lei nº 8.078 11 de Setembro de 1990.

Garantia Legal

A garantia abrange o reparo ou troca gratuita das partes, peças e componentes que apresentam defeito de fabricação, além de mão-de-obra utilizada no respectivo serviço. Os serviços de assistência técnica dentro da garantia, serão prestados gratuitamente no perímetro urbano das cidades onde existir o Serviço Autorizado Petrycoski. Nas demais localidades, as despesas decorrentes de transportes e seguro do produto ou locomoção do técnico, quando for o caso, correrão por conta do usuário, seja qual for a natureza ou época do serviço.

A aquisição das peças e componentes necessários para a instalação e funcionamento do nosso produto como: canos, chapéu, curva, galo cabe exclusivamente ao consumidor, por tanto não são cobertos pela garantia do fabricante.

Extinção da Garantia
Esta garantia perderá totalmente a validade antes da expiração do seu prazo se o produto:

• For utilizado em desacordo com as instruções constantes neste Certificado;
• Sofrer uso indevido, maus-tratos ou negligências, causados pelo consumidor;
• Apresentar sinais de ter sido violado;
• For ajustado ou consertado por pessoa não autorizada pela Assistência Técnica Petrycoski.

• Instruções para Montagem

Componentes do fogão:
• 4 pés
• 1 varão
• 1 raspadeira
• 2 escoras abertas
• 2 escoras fechadas
• 4 conjuntos de parafusos e porcas para fixação das escoras
• 4 conjuntos de porcas, parafusos e arruelas para fixação dos pés



Quanto à Montagem dos Pés
Para que você possa desenvolver a montagem dos pés de seu fogão à lenha deverá seguir corretamente as instruções abaixo:

1- Incline o fogão para trás até ficar apoiado no chão (parte onde o pé se encaixa).
2- Encaixe o pé no calço. Use a arruela e depois a porca, apertando-a até dar firmeza suficiente ao pé.
3- Para colocar os pés de trás do fogão suspenda-o, calçando com algum objeto e então execute o mesmo procedimento.