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Muro baixo relevo - "Representaçăo da Metalurgia e Homenagem a Theóphilo Petrycoski"

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Um fogăo a lenha nos traz ao passado: a rusticidade de um produto que sempre assegura a elaboraçăo dos mais saborosos alimentos e proporciona o aconchego de estar cercado pela família ou simplesmente aproveitar o calor ambiental proporcionado. O fogăo a lenha é um produto tradicional, que lembra geraçőes, o campo, as carroças, o pinhăo, o păo caseiro, o próprio chimarrăo, companheiro inseparável. Ele resgata a sensaçăo da cultura tradicionalista, que até os dias de hoje se produz de forma semi-artesanal. Uma história de relaçăo com a família brasileira tem a contribuiçăo da Fogőes Petrycoski, que há quase 60 anos atua no mercado.

A Fogőes Petrycoski iniciou as atividades   . Tudo iniciado pelo empreendedorismo do descendente de poloneses,    e sua esposa Maria Luisa, com a atividade de conserto de fogőes a lenha num galpăo de madeira e chăo batido, em Erebango, município localizado no norte gaúcho.

Vendo a necessidade de buscar novos horizontes, em 1950    encararam o desafio de transferir trabalho e domicílio para Pato Branco, na época Vila Nova, com 4.500 habitantes, no sudoeste paranaense. Com a experięncia da metalurgia herdada de um mestre Italiano, Theóphilo intensificou o conserto de fogőes e a realizaçăo dos serviços de funilaria. Ŕ medida que ia ampliando a experięncia, passou a produzir de forma semi-artesanal os próprios fogőes a lenha, sendo, de imediato, bem aceitos por amigos, vizinhos e moradores da Vila e imediaçőes.

Instalada numa   , com dois andares e espaço para trabalho de aproximadamente 80 metros quadrados, a Theóphilo Petrycoski e Cia Ltda alcançou novas conquistas: em 1953 a empresa conquista o primeiro lugar no Setor Metalúrgico na Exposiçăo e Congresso Internacional do Café, em Curitiba, com o fogăo a lenha Gabinete Petrycoski. Em 1955 a produçăo chega a 40 fogőes a lenha/męs. Em 1968 a industrializaçăo de fogőes a lenha passa a ser a principal atividade econômica da empresa. Dois anos depois já eram produzidas cerca de 400 unidades ao męs.

Era preciso crescer mais... Em 1979, em fase dirigida por Valdir Petrycoski, surge a nova denominaçăo comercial: Indústria de Fogőes Petrycoski Ltda, e no ano seguinte a empresa adquiriu novos equipamentos para matrizes e um forno de esmaltaçăo para a produçăo em série de fogőes. Um dos primeiros passos da nova fase iniciada com a transferęncia da estrutura da zona urbana para a BR 158, Km 521, também em Pato Branco, havendo reconhecimento do mercado quanto ŕ qualidade dos fogőes a lenha.

Em 1985 assume a administraçăo da empresa   , filho do fundador. Um empresário que buscou novos avanços se cercando de profissionais com bom conhecimento específico da área, sempre priorizando avanços sociais conjuntos ŕ atividade. Partiu, tręs anos depois para a produçăo dos fogőes a gás, conseguindo produçăo diária de 50 unidades.

A empresa passou a exportar para a América Latina em 1991. No ano de 1994 recebeu da Associaçăo Comercial e Industrial do Paraná o “Pręmio Excelęncia Empresarial”. Dois anos depois a Indústria de Fogőes Petrycoski Ltda passou a denominar-se Atlas Indústria de Eletrodomésticos Ltda. Uma mudança tăo significativa que lhe rendeu, em 97, a conquista o “Premio Top de Marketing”, concedido pela ADVB-PR (Associaçăo dos Dirigentes de Vendas do Brasil – Paraná), tal a estratégia adotada.

Apostando em segmentos C e D a empresa investiu esforços em lançar produtos de design moderno, com boa qualidade e preço altamente competitivo. Em 98 iniciou a fabricaçăo de fogőes a gás de seis bocas Euro e Tropical, produtos amplamente aceitos pelo mercado. Dois anos depois, no cinqüentenário, a empresa passou a ser a maior fabricante de fogőes a lenha da América Latina e fez uma grande festa em comemoraçăo ao aniversário. Em 2001 exportou sua produçăo para mais de 30 países, vendendo, também, para todos os estados brasileiros. Com produçăo diária de tręs mil fogőes contava com 1.300 funcionários.

Em 2002 conquistou pela segunda vez o “Pręmio Top de Marketing”, concedido pela ADVB, por desenvolver amplo trabalho arrojado de desenvolvimento de produtos e colocaçăo no mercado; de endomarketing e envolvimento social nas suas iniciativas. Também foi a única indústria de fogőes do Brasil a obter conceito “A” em toda a linha de fogőes, dentro do primeiro teste pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro e Conpet. No ano de 2003 grandes desafios. Iniciou a produçăo de lava-louças, lava-roupas e secadoras de roupa em Caxias do Sul, RS, em estrutura anteriormente pertencente ŕ Enxuta, tradicional empresa de eletrodomésticos do sul do país. Implantou uma unidade montadora em Feira de Santana – BA.

Em 2005 reposicionamentos estratégicos levaram a empresa a iniciar um novo direcionamento logístico e no processo de industrializaçăo com 100% da produçăo de fogőes e produtos da Linha Água realizada em Pato Branco, PR, até 2006, ano que obteve novo reconhecimento do Programa Nacional de Racionalizaçăo do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural – Conpet – pela exemplar economia proporcionada pelos seus produtos. Uma iniciativa que exigiu novos investimentos e modernizaçăo dos processos produtivos. Dentro da nova iniciativa a produçăo de fogőes a lenha passou a ser gerida separadamente, através da Indústria de Fogőes Petrycoski.

   que, baseados no trabalho, criaram estruturas sólidas e enraizadas numa relaçăo próxima com colaboradores internos e a sociedade. A história de uma indústria de fogőes que se confunde com a história de uma família. A Indústria de Fogőes Petrycoski se orgulha em manter vivas as tradiçőes dos pioneiros da produçăo metalúrgica, e que, com muito esforço, construíram uma bela estrutura empresarial: a Fogőes Petrycoski, uma empresa familiar que se desenvolve e rompe fronteiras.